sexta-feira, 22 de julho de 2016

relação do pernilongo e o Zika preocupa especialista

Notícia sobre a relação do pernilongo e o Zika preocupa especialista
 
Para o cientista que há 11 anos coordena estudos sobre o Aedes aegypit, a notícia de que pernilongos possam transmitir o vírus Zika é ainda mais grave e reforça a necessidade de conscientização da população em relação à prevenção da doença, ou seja, a aniquilação dos focos

  Se confirmada por outras pesquisas, a notícia de pernilongos (Culex quinquefasciatus) infectados pelo vírus da zika na cidade do Recife é ainda mais grave e preocupa especialistas no assunto. "Se confirmado, é muito preocupante, pois podemos elevar a epidemia a outros patamares, haja visto que áreas que ainda estão com uma menor população de Aedes apresentam infestação por Culex", avalia o cientista que há 11 anos coordena estudos sobre o Aedes aegypit, Fernando Kreutz.

    Para o médico e professor da PUCRS, essa informação reforça a necessidade de conscientização da população em relação à prevenção da doença, ou seja, a aniquilação dos focos dos mosquitos independente da espécie. "É preciso adotar medidas permanentes para o controle do vetor ou vetores, durante todo o ano, a partir de ações preventivas de eliminação de focos". Para o doutor em Biotecnologia, as epidemias no Brasil serão vencidas quando a sociedade entender que ela faz parte do combate e precisa agir diretamente em suas casas.

    Kreutz aconselha que as mesmas ações de prevenção adotadas para o Aedes sejam também estendidas ao Culex, como eliminar os focos de água parada, usar repelente, tela, roupas compridas, e, agora, a aplicação do larvicida biológico para uso doméstico, devem continuar fazendo parte da rotina das famílias. Ele lembra que o larvicida atua em todas as larvas, tanto do pernilongo quanto do Aedes e borrachudo.

Leia e sempre que possível deixe seu comentário. Obrigado Marcelo Editor e jornalista - MTb 16.539 SP/SP

Nenhum comentário: